top of page

Anitta, Kelly Key, Wanessa e Preta Gil são cotados para o The X Factor Brasil


Desde que a Band anunciou que havia fechado uma parceria com a Fremantle para realizar o The X Factor Brasil, muito se especulou sobre os artistas que farão parte. Rafael Cortez é o mais cotado para apresentar o programa. Quanto ao quadro de jurados, tudo ainda é incerto. Segundo Flávio Ricco, da UOL, as cantoras Wanessa Camargo, Preta Gil, Anitta e Leilah Moreno foram cogitadas para o cargo. Já nos corredores da emissora, segundo fontes, Kelly Key e o produtor Rick Bonadio são nomes recorrentes que podem ser convidados.


No entanto, até agora, apenas Wanessa foi realmente sondada pela Band. Quanto a Anitta a certeza de todos é de 100% de que ela não toparia, uma vez que está no auge do sucesso e um contrato com uma emissora menor fecharia as portas com a Globo e afiliadas, maior canal de divulgação da cantora. A escolha de Kelly pode significar uma experiência a mais, uma vez que a cantora já foi jurada do Ídolos Kids, Astros e do quadro de calouros do Show da Gente, no SBT.


Já escolha de Bonadio é uma das mais importantes, uma vez que ele é o produtor mais requisitado e de maior sucesso no mainstream da música e poderia dar grandes conselhos aos selecionados. Além disso Bonadio tem experiência, tendo feito parte do quadro de jurados do Popstars, Ídolos, Fábrica de Estrelas, e Olha Minha Banda – quadro do Caldeirão do Huck que revelou o grupo Agnela.


O fato da maioria dos cotados serem mulheres pode significar uma mudança radical em comparação às versões internacionais, onde a bancada, formada por quatro jurados, geralmente traz apenas um nome feminino, raramente dois. Se no Brasil o quadro de jurados for formado pelo oposto, três mulheres e um homem, isso poderá significar um grande destaque e empoderamento para elas, quebrando a predominância masculina e se tornando a primeira versão do The X Factor que realmente colocou a mulher em seu real valor.


Brasileiros como jurados

No Brasil muitos cantores já passaram por talent shows ou ainda fazem parte. Luiza Possi, Paula Lima e Fafá de Belém já fizeram parte do Ídolos, na Record. Luciana Mello era mentora no Fama, na Globo, enquanto Iara Negrete escolheu as integrantes do Rouge no Popstars, no SBT. Atualmente Sandy, Paulo Ricado e Daniela Mercury estão no Superstar, enquanto Ivete Sangalo, Brown e Vitor & Léo são jurados do The Voice Kids. Já Lulu Santos, Carlinhos Brown e Michel Teló integram o quadro do The Voice Brasil. Todos os citados atuais são da Globo.


O programa

O talent show original foi criado em 2004 no Reino Unido pelo agente musical Simon Cowell e se tornou rapidamente um sucesso mundial, com versões em diversos países, tendo maior desempenho que os concorrentes, o American Idol e o The Voice. O programa já revelou grandes nomes da música, como os grupos One Direction, Little Mix e Fifth Harmony, além dos cantores Leona Lewis, Alexandra Burke e Olly Murs. Em 2012 a Record estudou a proposta da Fremantle em fazer uma versão brasileira, porém desistiu pelo desgaste da imagem do Ídolos. Na época a emissora apostou em outro formato mundial, o Got Talent, porém não obteve um bom desempenho.


Destaques

bottom of page