top of page

Ícone pop, Fernanda Abreu lança vídeo de "Outro Sim" com diretor de Madonna


Já faz 10 anos desde que Fernanda Abreu lançou seu último álbum, o icônico MTV ao Vivo, com os hits de toda sua carreira e cheio de canções eufóricas que fizeram dela uma lenda da música pop brasileira. De lá para cá, a cantora dedicou-se apenas aos shows e à coletânea Perfil (2010), um dos mais vendidos do seguimento. Até ensaiou lançar um novo álbum em 2009 e, novamente, em 2012, porém desistiu, sempre alegando falta de inspiração. Afinal, Fernanda é Fernanda e, como todos sabem, gosta de compor suas próprias músicas.


Agora, finalmente inspirada e renovada, Fernanda lançou seu novo single, "Outro Sim", e avisou que não é apenas algo avulsa, mas sim o primeiro pedaço de seu novo álbum, intitulado Amor Geral, que deve chegar às lojas até o final deste semestre pela Sony Music. A faixa veio acompanhada do videoclipe, dirigido por Mini Kerti e que teve toda a arte e o estilo criado pelo diretor criativoa americano Giovanni Bianco, que assinou os principais trabalhos recentes de Madonna, além de ter trabalhado com Ivete Sangalo, Anitta e a própria Fernanda em outros tempos. "Outro Sim", no maior estilo R&B e freestyle das antigas, não poderia deixar de ter uma letra calçada na reflexão profunda.


Fernanda, a lenda

Quem nasceu na década de 2000 provavelmente não deve conhece-la, mas Fernanda é uma das maiores responsáveis pela disseminação da música pop no Brasil e um dos maiores ícones do gênero. Seu disco de estreia, SLA Radical Dance Disco Club (1990), abriu um leque de possibilidades nas rádios para um som mais sintético, com produção eletrônica e batidas chiclete, mudando a visão dos brasileiros, que estavam acostumados a consumir esse tipo de som apenas de cantores estrangeiros como Madonna e Janet Jackson até então.


Ao lado de Deborah Blando e Patrícia Marx, elas tiveram a difícil missão de instaurar a pop music por aqui, evoluindo o som ao mesmo passo que em outros países, colocaram sucessos cada vez mais dançantes e shows com dançarinos e figurinos sofisticados. Enquanto Patrícia era mais romântica e Deborah era mais sexy e cheia de coreografias, Fernanda se solidificou na mistura de gêneros, como R&B e hip-hop, além das letras de protesto, reflexão e ironia. Hits como "Rio 40 Graus, "Você pra Mim", "Nádegas a Declarar", "Katia Flávia", "Um Amor, Um Lugar", "Garota Sangue Bom" e "São Paulo-SP" fizeram a cabeça da geração MTV. O último disco inédito da cantora foi Na Paz (2004), que vendeu 50 mil cópias.


As principais artistas da década de 2000, incluindo Wanessa Camargo, Kelly Key e até mesmo Sandy citam Fernanda como influência para seus trabalhos no início da carreira, além da própria ter sido uma das mentoras convidadas para o programa Popstars, orientando as meninas do Rouge. Fernanda definitivamente é uma lenda da música pop brasileira.



Destaques

bottom of page