top of page

Faltando 2 dias para Amor Geral, relembre 12 hits de Fernanda Abreu


Fernanda Abreu está prestes a lançar seu primeiro álbum em dez anos de hiato, Amor Geral, que chega às lojas na próxima sexta-feira (20) pela Sony Music em parceria com a Garota Sangue Bom Records, sua própria gravadora. Para quem ainda é jovem e nasceu nesta década, o nome de Fernanda pode até parecer estranho, mas a cantora é um dos grandes ícones da música pop nacional, tendo introduzido o gênero para o Brasil na década de 1990 com uma geração que solidificou o caminho para os demais que vieram depois.


Sempre regada à letras de crítica social, cheias de ironias e muito humor, Fernanda foi uma das primeiras à trazer a cultura das favelas para seu som, unindo o jeito de cantar 'falado' do hip hop, entre outros ritmos, às produções dançantes. Relembre – ou conheça – dez grandes sucessos que marcaram sua carreira e a música brasileira.



Você Pra Mim (1990)

O primeiro grande sucesso de Fernanda esteve presente em seu álbum de estreia, SLA Radical Dance Disco Club, e na trilha sonora da novela Meu Bem, Meu Mal. Foi a primeira faixa da cantora que atingiu o primeiro lugar nas rádios. Com o hit, o álbum de estreia de Fernanda vendeu em torno de 260 mil cópias. Posteriormente foi regravada por Kelly Key em 2008.



Jorge da Capadócia (1992)

Presente no disco SLA 2 - Be Sample, a faixa foi um grande sucesso, apesar da letra densa, sendo uma regravação de Jorge Ben.



Rio 40 Graus (1993)

Também do disco SLA 2 - Be Sample, a canção estourou em todo Brasil e passou sete semanas em primeiro lugar, segundo os dados do Grupo de Profissionais de Rádio do Brasil. A faixa se arriscou ao unir o pop, ao hip hop e o funk das favelas. A canção não só se tornou a mais conhecida de sua carreira, mas uma espécie de hino carioca. Além disso, "Rio 40 Graus" marcou o 'estilo Fernanda Abreu' de fazer pop, com letras de críticas sociais e rimas faladas. A canção, aliás, foi a grande responsável por levar o disco às 400 mil cópias vendidas no Brasil.



Garota Sangue Bom (1995)

Presente no álbum De Lata, a faixa repetiu não só o sucesso, mas também o estilo de "Rio 40 Graus", com a composição centrada no Rio de Janeiro. Desta vez, porém, o foco não foi na cidade em si, mas sim na mulher carioca, desde a suburbana até a da Zona Sul, enaltecendo a sensualidade e a força das garotas da cidade.



Veneno da Lata (1995)

Também do disco De Lata, segue a mesma linha que a consagrou nas anteriores, sendo indicada ao MTV Video Music Brasil.

Babilônia Rock (1995)

Do álbum De Lata, a faixa originalmente nem seria lançada, porém, incluída na trilha sonora da primeira temporada de Malhação, começou a tocar demasiadamente nas rádios, se tornando um dos primeiros grandes hits extraídos da novela ao lado de "Assim Caminha a Humanidade", de Lulu Santos.



Kátia Flávia, a Godiva do Irajá (1997)

Único single extraído da coletânea Raio X, a canção contava a história de uma criminosa loira, sexy e debochada, que já havia sido presa na Febem desde a adolescência, matava ricaços e andava pelada à noite em um cavalo branco pela cidade, usando diversos tipos de calcinha de acordo com seu humor quando ia "tocar o terror" em suas contravenções. A faixa foi parar direto no primeiro lugar nas rádios e trouxe uma Fernanda diferente para o vídeo, loira, sensual e fazendo coreografia, incorporada no melhor estilo da personagem.

Um Amor, Um Lugar (1997)

Da coletânea Raio X, a faixa foi o primeiro dueto lançado por Fernanda, uma parceria com Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso. Incluída na trilha sonora da novela Anjo Mau, que na época batia recordes de audiência, a canção se tornou um grande hit. Afinal, quem conseguiu tirar da cabeça a introdução "O meu amor é teu, o meu desejo é meu"? A canção impulsionou a coletânea às 100 mil cópias.



Baile da Pesada (2000)

Do álbum Entidade Urbana, Fernanda aproveitou a ascensão do funk melody e do freestyle e mergulhou fundo no gênero, mostrando um pop cheio de gingado. A composição é tipicamente o estilo de Fernanda, com a temática carioca e o videoclipe foi gravado no morro do Salgueiro. O disco vendeu 50 mil cópias.



São Paulo-SP (2001)

Também presente no álbum Entidade Urbana. Apesar de ser um símbolo máximo da cidade do Rio de Janeiro, Fernanda atendeu o pedido de um fã para também lembrar dos fãs paulistas e escreveu a letra, que estourou especialmente nas rádios do estado.

Eu Vou Torcer (2004)

Inclusa no álbum Na Paz, foi o último grande hit de Fernanda, ficando diversas vezes em primeiro lugar entre os vídeos mais pedidos na MTV Brasil. A faixa é bastante diferente dos trabalhos anteriores, com uma produção com clima indiano e uma letra sem crítica social, clamando pela paz e pelas 'coisas bonitas'. Após esta faixa, Fernanda lançou apenas "Bidolibido" para o álbum e, em 2006, o DVD MTV Ao Vivo, sem singles, entrando em um longo hiato de 10 anos, para nossa tristeza.

BÔNUS

Nádegas a Declarar (1999)

Gravada com Gabriel o Pensador para o álbum de mesmo título, a faixa não chegou à ser lançada como single ou rotação nas rádios, mas se tomou repercussão grande nas primeiras redes sociais em 2004 (lembra do MSN, Orkut, Myspace?), quando a internet se popularizou no Brasil, se tornando uma das mais buscadas pelos sites de letras da época. Isso porque a letra, que faz uma crítica ácida à 'bundalização', cabia perfeitamente na época ("Deixe a sua mente bem ligada ou vai ficar injuriada, reclamando que não é valorizada / Para pra pensar, bota a bunda no lugar e a cabeça pra funcionar").

Destaques

bottom of page