top of page

Sertanejo? Entenda a revolta que envolveu a prévia da nova faixa de Wanessa Camargo


Na última semana Wanessa Camargo liberou um vídeo de bastidores gravado informalmente em sua casa, onde fala um pouco sobre sua nova fase musical. A cantora conta, em sua busca por repertório para o disco, ela se deparou com muitos compositores trazendo faixas em inglês e nenhuma em português e isso abriu seus olhos para voltar a compor e deixar de reproduzir músicas alheias. "Tinha uma porrada de música gringa, muita música em inglês. Eu não tava gostando. Fazia oito anos que eu não colocava a mão no papel. Era a hora. Parece que abriu uma caixinha de Pandora, no primeiro dia eu já compus cinco músicas", disse.


Mas o que chamou atenção no vídeo mesmo foi a prévia dos ensaios das novas músicas que foram mostrados, que se assemelham muito pelo ritmo, melodia e principalmente a letra aos sertanejos universitários que se ouve atualmente nas rádios, como Thaeme & Thiago e Luan Santana. Há 3 anos tem ficado claro que Wanessa não estava mais se identificando com o mercado eletrônico, que é sempre muito limitado, tanto em produção como em reprodução – a maioria das rádios no Brasil não tocam músicas de balada e sua última música comercializada no mainstream foi "Não Me Leve a Mal" (2009).


Mas a prévia vem em contramão à tudo que Wanessa disse até agora, que manteria sua essência pop, só voltaria ao português, e que o disco novo seria inspirado pelos seus álbuns W (2005) e Meu Momento (2009), seus trabalhos anteriores que marcaram época pela originalidade e pelas faixas dançantes. O maior medo dos fãs, como podia se notar nas redes sociais, era de que a cantora retornasse ao country-pop de seus dois primeiros discos, que reproduziam um som 'fazendeiro' ao estilo Carrie Underwood e Taylor Swift. Porém, ao que parece, Wanessa está indo mais longe e calçando os pés bem longe do pop e mirando no sertanejo universitário.


E isso é de agora. Até meses atrás a cantora seguia com a mesma linha de pensamento. Nos últimos dois meses, no entanto, Wanessa começou trabalhar com o produtor sertanejo Eduardo Pepato e assinou com uma produtora de shows do gênero. Claro, não se pode tirar conclusões precipitadas apenas pela prévia. Pode muito bem ser um engano ou apenas a matéria-prima bruta de forma demo ainda, que a cantora irá transformar em música pop. Ou pode não ser.


A questão é que, para o bem ou para o martírio, os fãs e todo o resto interessado vai ter que esperar até Wanessa liberar seu primeiro single em breve. Até lá, apenas especulações e 'sofrimento antecipado' pode acontecer.


Destaques

bottom of page