SINGLE: Vitor Kley - Dois Amores
★★★★★ (4/5)
Se você não conhece Vitor Kley, está perdendo a melhor revelação masculina do ano. O cantor sul-rio-grandense se tornou um dos principais produtos da Midas Music recentemente, mas sua carreira já tem história, uma vez que ele lançou dois álbuns independentes antes, Eclipse Solar (2009) e Luz a Brilhar (2012). Este último, aliás, trouxe direção artística de Armandinho, que não só apadrinhou sua carreira, como também o levou ao palco do festival Planeta Atlântida daquele ano, ajudando sua imagem a estourar no estado.
“Dois Amores” é o primeiro single de Vitor em âmbito nacional, que deve ser incluso em seu próximo álbum. O contrato com uma grande gravadora não mudou a estrutura de seu som, pelo contrário, a faixa continua mais forte no gênero de surf-pop e reggae fusion, que se interliga com seus trabalhos anteriores.
O clima ‘praia e paz’ nos lembra do começo de Pedro Sol uma década atrás e remete a ícones do gênero como os estadunidenses Jack Johnson, Colbie Cailat, Jason Mraz e o próprio brasileiro Armandinho. A voz de Vitor, no entanto, é menos adocicada como a dos citados, trazendo uma rouquidão natural que a torna deliciosamente boa de ouvir – e deve ser melhor ainda ao vivo –, um tom bastante difícil de encontrar.
A composição da canção também não deixa a desejar. Em vez de uma letra ‘pra pegar garotas’ como a maioria dos jovens do mercado pop faz, Vitor apostou em um rompimento mal resolvido, que pede retorno. É como se ele dissesse “Terminamos mas ainda vamos nos reencontrar”. Bastante maduro, qualidade pura.
A questão não é a faixa em sim, mas a execução desta. “Dois Amores” tem ganhado espaço no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas se Vitor quiser ganhar as grandes rádios terá que vir morar em São Paulo – hoje ele mora em Balneário Camboriú. É na grande metrópole que estão concentradas as maiores estações e emissoras, onde ele poderia divulgar seu trabalho em programas e entrevistas. Loiro, alto, com um sorriso cativante e um belo corpo não iria ser dificil do artista chamar atenção em primeiro plano por sua beleza, para enfim conquistar a todos com sua música.
Independente da decisão que Vitor vá tomar sobre os rumos de sua carreira, “Dois Amores” continua sendo uma pérola pop em meio à tantas canções de gosto duvidoso e o artista um grande achado para nossos ouvidos.