Valesca é o nome mais citado em redação do ENEM sobre feminismo
Durante muito tempo, época em que era vocalista do grupo de funk "proibidão" Gaiola das Popozudas, Valesca foi alvo de críticas e ofensas. Pessoas anônimas e jornais a taxavam de vulgar e associavam suas músicas sobre a liberdade sexual feminina como algo pejorativo.
O tempo passou e Valesca acabou sendo base para a tese de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi citada como fator de importância para o feminismo e a libertação da mulher em falar e pensar o que quer, longe dos preconceitos masculinos, reforçando que sua música era criticada majoritariamente por não ser "adequada para uma mulher cantar". Dai em diante a cantora se tornou ícone da mulher moderna.
Quem ainda tinha dúvidas disso, teve certeza neste domingo (25), quando seu nome foi o mais citado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que trouxe como tema 'A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade'. Em entrevista ao jornal Extra ela se disse orgulhosa de ter incentivado mulheres a terem sua liberdade: "Sempre fui transparente e defendi os direitos da mulher fazer o que quer com seu corpo e com sua vida. Não acho que a mulher tem que ser melhor que o homem, mas ser respeitada".