top of page

Spotify aposta em Karol Conka, Biel e outros brasileiros para bombar em 2016


O Spotify liberou nesta semana a lista de suas apostas sobre quem deve estourar em 2016. A lista, basicamente, é resultado da avaliação das milhares de execussões que esses artistas tiveram plataforma durante este ano, mesmo ainda estando nos primeiros trabalhos da carreira ou sendo independentes. Vale lembrar que a lista é apenas para estes iniciantes no mainstream, não para artistas já firmados.


“Acreditamos que o usuário do Spotify adora descobrir novos artistas e o Spotlight é o que simboliza nosso compromisso com essas descobertas e as conexões com a música. A lista Spotlight leva em conta a opinião dos nossos especialistas em música sobre o que eles já estão ouvindo e é uma previsão do que acreditamos que muitos dos nossos mais de 75 milhões de usuários vão curtir em 2016”, disse Roberta Pate, uma das diretoras do Spotify.


Ironicamente a lista deste ano não traz nenhum estadunidense e a surpresa maior é que ela é formada de 13 brasileiros entre os 15 selecionados. Isso se dá pela enorme visibilidade que a plataforma tem trazido para artistas menores no Brasil, o que culmina numa ebulição de novos talentos. Segundo o Spotify, nenhum outro país tem tantos talentos sendo revelados ao mesmo tempo. Os únicos estrangeiros que conquistaram a honra foram a suéca Zara Larsson e o sul-africano (naturalizado australiano) Troye Sivan.


Confira a lista:

1) Karol Conka 2) Troye Sivan 3) Nego do Borel 4) Far From Alaska 5) Alice Caymmi 6) Biel 7) Flávio Renegado 8) Baleia 9) Zara Larsson 10) Lila 11) Mattilha 12) 5 pra 1 13) Mahmundi 14) Leo Russo 15) Ava Rocha



Quem é quem?

Tirando Karol Conká e Biel, algumas pessoas podem não conhecer os demais artistas da lista, que pertencem a gêneros musicais diferentes. Vamos aos fatos:


Nego do Borel: O cantor começou no funk ostentação e chamou atenção pelas enormes visualizações e seu visual moderno. Contratado pela Sony em 2015, suavizou sua voz, passou a investir em letras mais bem trabalhadas e em uma sonoridade mais melody com pop ao estilo Claudinho e Buchecha. OUÇA: "Não Me Deixe Sozinho"


Far From Alaska: Banda de rock alternativo brasileira que ganhou destaque este ano ao se apresentar no Lollapalooza, recebendo críticas positivas da mídia internacional. OUÇA: "Dino vs. Dino"

Alice Caymmi: Neta do ícone Dorival Caymmi e sobrinha de Nana Caymmi, a moça tem MPB correndo forte nas veias. Com dois discos e um terceiro à caminho, ganhou destaque ao ser trilha sonora da minissérie Felizes para Sempre?, da Rede Globo. OUÇA: "Como Vês"

Flávio Renegado: Forte nome do hip-hop, formou o Negros da Unidade Consciente (NUC) em 1998 com apenas 16 anos, onde lançou alguns trabalhos. Seu primeiro álbum veio em 2008, junto com uma turnê internacional. Em 2013 ganhou enfim ganhou destaque nacional ao ser convidado para tocar no Rock In Rio. OUÇA: "Coisas Desse Tipo"

Baleia: Banda de indie rock, se tornou conhecida ao participar do projeto FUGA Underground, para artistas independentes. OUÇA: "Volta"

Lila: A jovem Eliza Lacerda foi ousada ao misturar o popular com raízes carnavalescas da cultura negra, culminando numa MPB orgânica que a muito tempo não se via. Bastante comparada ao que fazia Elis Regina. OUÇA: "Bicheiro do Meu Samba"

Mattilha: Banda de rock progressivo, ganhou destaque ao trazer de volta aos holofotes o gênero. OUÇA: "Feita Pra Mim"

5 pra 1: Grupo de hip-hip, tem influências da cultura negra e composições sociais bastante intensas. OUÇA: "Kush e Garotas"

Mahmundi: Indecifrável, a cantora mistura eletrônica, com indie e MPB. O som é diferente de quase tudo que se ouviu. Em 2014 ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira. OUÇA: "Sentimento"

Leo Russo: Misturando MPB e samba-raiz, foi vencedor do concurso novos talentos do clube Carioca da Gema, em 2011, e foi apadrinado por Beth Carvalho. Seu disco de estreia, em 2013, contou com a participação de Dudu Nobre, Velha Guarda da Portela , Diogo Nogueira, além da própria Beth. OUÇA: "Meu Defeito"

Ava Rocha: Filha do diretor de cinema Glauber Rocha, sua voz foi comparada à de Gal Costa e Cássia Eller pela imprensa. OUÇA: "Você Não Vai Passar"

Destaques

bottom of page