top of page

Nostalgia: 8 anos atrás chegava ao fim a dupla Sandy & Junior; relembre os hits


A data é 18 de dezembro de 2007. Os irmãos Sandy & Junior subiam ao palco pela última vez como uma dupla para realizar o show final da turnê Acústico MTV e, consequentemente, o último da carreira. Com um repertório mais extendido do que o convencional, especialmente para os fãs, os dois deixaram o palco do Credicard Hall, em São Paulo, após finalizar "Não Dá Pra Não Pensar". Muito choro – de público e artistas – dividiram o som do local com os aplausos. Desde então, focados em suas carreiras solos, Sandy & Junior deixaram apenas na lembrança a maior marca da música pop nacional, sob um total de 17 milhões de álbuns vendidos.


Os irmãos apareceram pela primeira vez juntos em 1989 no programa Som Brasil, da Rede Globo, apresentado por Lima Duarte, quando cantaram com o pai e tio – Chitãozinho e Xororó – e atrairam imediatamente a atenção do Brasil e das gravadoras. Em 1990, sob o nome de Sandy & Junior, assinaram contrato com a Polygram e a Philips para apenas três discos, um contrato curto, porém era um risco à se correr apostar em uma dupla tão jovem. Nem as gravadoras, nem os cantores jamais imaginaria no que a marca S&J se transformaria.



A tragetória

Em 1991 a dupla lançou o primeiro álbum, Aniversário do Tatu, embalado pelos singles "Maria Chiquinha" e "Aniversário do Tatu", vendendo explositvas 350 mil cópias. Em 1992 o disco Sabado à Noite atingiu 400 mil cópias, trazendo como singles "Sábado à Noite", "A Resposta da Mariquinha" (a icônica "Abre a porta Mariquinha") e "Vamos Construir", uma versão de Cher com a participação de Chitãozinho e Xororó. Em 1993 o último álbum do contrato foi Tô Ligado Em Você, com as faixas "Com Você" e "Dance, Dance, Dance" e 500 mil cópias


Renovado o contrato e com um investimento algo em cima, a dupla lançou os discos Pra Dançar Com Você (1994), com 500 mil cópias e os sucessos "Primeiro Amor", "Tô Ligado em Você", Você é D+ (1995), com 550 mil cópias e os singles "O Universo Precisa de Vocês" e "Vai Ter Que Rebolar", e Dig-Dig-Joy (1996), com 700 mil cópias e os hits "Etc... e Tal", "Férias de Julho", "Não Ter" e "Dig-Dig-Joy".


Em 1997 o disco Sonho Azul marcou a transição dos irmãos da infância para a adolescência, marcada por singles mais profundos como "Inesquecível" e "Eu Acho Que Pirei", porém ainda segurando o antigo público com "Beijo é Bom". Neste mesmo ano Sandy & Junior estreou no cinema com o filme O Noviço Rebelde, de Renato Aragão, além de apresentarem o programa Sandy & Junior Show, na extinta Manchete. Em 1998 a dupla mudou para a Universal Music, gravadora de maior porte que poderia divulga-los em maior proporção e lançou o primeiro álbum ao vivo, Era Uma Vez... marcado pelos sucessos "Em Cada Sonho", "No Fundo do Coração" e a faixa-título, com a participação de Toquinho, explodindo 1,7 milhões de cópias vendidas.



Em 1999 os irmãos tiveram a chance de estrelar seu próprio seriado, também intitulado, Sandy & Junior, na Rede Globo. A série se passava em um colégio, onde eles faziam parte de um grupo de amigos de diversos estilos diferentes, passando por várias situações, inspirado nos formatos americanos – o seriado ficou no ar por 4 temporadas até 2002, sendo um dos recordistas de audiência da emissora aos domingos.


No mesmo ano eles lançaram o álbum mais impactante da carreira, As Quatro Estações, que trouxe um batalhão de singles, todos nos primeiros lugares das rádios: "Imortal","Aprender a Amar", "As Quatro Estações", "Vamô Pulá", "Baby, Eu Já Sabia" e "Olha o que o Amor Me Faz", além das promocionais "Bye, Bye" e "Eu Quero Mais". O disco rendeu à dupla 2,7 milhões de cópias vendidas. Em 2000 veio a versão ao vivo do show, com os singles "Enrosca" e "A Lenda", vendendo mais 3 milhões de cópias. Além disso o álbum remix Todas as Estações rendeu mais 500 mil cópias, totalizando 6.2 milhões vendidos apenas em um projeto.


Em 2001 os irmãos lançaram um disco homônimo, amadurecendo o som para algo mais dançante sob os sucessos "Não Dá pra Não Pensar", "A Gente Dá Certo" e "Cai a Chuva", todas com coreografias marcadas, além das românticas "Baby, Liga Pra Mim" e "Quando Você Passa (Turuturu)". Em 2002 a dupla resolveu investir na carreira internacional, lançando um disco totalmente em inglês e focado no público europeu. O single "Love Never Fails" atingiu a 15ª posição na França, 12ª na Itália, 2ª em Portugal e 35º no Japão, trazendo também "Words Are Not Enough". No mesmo ano lançaram o segundo álbum ao vivo, gravado no Maracanã para 70 mil pessoas, um record brasileiro, com os sucessos "Super-Herói (Não É Fácil)" e "Nada É por Acaso".



Em 2003 o disco Identidade marcou a fase passagem para a fase adulta da dupla. Os irmão abriram mão de dançarinos nos shows e pararam de criar coreografias, apostando em faixas menos dance-pop e mais pop-rock, com Sandy mais madura e Junior tocando guitarra nas apresentações. Marcaram a fase: "Encanto", "Desperdiçou", "Você pra Sempre (Inveja)" e "Nada Vai Me Sufocar", que ironicamente ganhou uma coreografia nas apresentações pelo pedido assíduo dos fãs.


Três anos depois, em um momento de muita reflexão, a dupla lançou o segundo homônimo, bem mais amadurecido e introspectivo, refletindo no som que Sandy faria em carreira solo futuramente. "Replay", "Estranho Jeito de Amar", "Tudo pra Você" e "Discutível Perfeição" mostravam já um Sandy & Junior bem mais sérios e dando indícios de terem pensamentos diferentes. Não demorou muito para que no final daquele ano a dupla anunciasse que se separaria no próximo ano após um álbum acústico. Sandy precisava de um tempo para viajar e descobrir seu envolvimento com um som mais indie, enquanto Junior já não pensava em cantar mais, tendo se envolvido com produção e como baterista de uma banda que criou. Em 2007 o álbum Acústico MTV fechou a carreira de sucesso com a faixa "Abri os Olhos" e o relançamento de "A Lenda".


Destaques

bottom of page