top of page

Birthday! No aniversário de 33 anos de Sandy relembre sua trajetória


Parece que foi ontem que ela era apenas uma garota cantando para milhões de pessoas com suas coreografias que todos queriam copiar e estrelando seus próprios programas de televisão ao lado do irmão Junior. Mas Sandy, considerada a grande princesa maior do pop nacional, está completando 33 anos nesta quinta-feira (33). Ao longo da carreira foram 17 milhões de cópias vendidas e muitos sucessos. Confira sua trajetória:



SANDY & JUNIOR

A infância

Em 1989 Sandy e seu irmão Junior Lima cantaram juntos pela primeira vez no programa Som Brasil, da Rede Globo, e despertaram o interesse da gravadora Polygram. A partir deste ponto foram três fases da carreira de Sandy dentro da dupla. Durante a fase infantil, Sandy lançou os álbuns Aniversário do Tatu (1991), vendendo explositvas 350 mil cópias, Sabado à Noite (1992), com 400 mil cópias, Tô Ligado Em Você (1993), atingindo 500 mil cópias, Pra Dançar Com Você (1994), com 500 mil cópias, Você é D+ (1995) , 550 mil cópias, e por fim as 700 mil cópias de Dig-Dig-Joy (1996).


A adolescência

Em 1997 a dupla entrou na fase da adolescência e toda uma transição grande foi criada em cima, que incluia desde renovação do visual dos dois, com roupas mais condizentes, até a sonoridade cada vez mais pop e dançante, inspirada em grupos internacionais como Hanson e S Club. Neste ano o grupo lançou o disco Sonho Azul, marcado por dois de seus maiores sucessos, "Inesquecível" e "Eu Acho Que Pirei". Neste mesmo ano Sandy estreou no cinema com o filme O Noviço Rebelde. Em 1998 a dupla mudou para a Universal Music, gravadora de maior porte que poderia divulga-los em maior proporção e lançou o primeiro álbum ao vivo, Era Uma Vez..., explodindo 1,7 milhões de cópias vendidas.


Em 1999 os irmãos tiveram a chance de estrelar seu próprio seriado na Rede Globo, que se passava em um colégio, inspirado nos formatos americanos – o seriado ficou no ar por 4 temporadas até 2002, sendo um dos recordistas de audiência da emissora aos domingos. No mesmo ano eles lançaram o álbum mais impactante da carreira, As Quatro Estações, que trouxe um batalhão de singles nos primeiros lugares das rádios: "Imortal","Aprender a Amar", "As Quatro Estações", "Vamô Pulá", "Baby, Eu Já Sabia" e "Olha o que o Amor Me Faz". O disco rendeu à dupla 2,7 milhões de cópias vendidas. Em 2000 veio a versão ao vivo do show, vendendo mais 3 milhões de cópias. Além disso o álbum remix Todas as Estações rendeu mais 500 mil cópias, totalizando 6.2 milhões vendidos apenas em um projeto.


Em 2001 os irmãos lançaram um disco homônimo, amadurecendo o som para algo mais dançante e, em 2002, o investimento na carreira internacional, lançando um disco totalmente em inglês e focado no público europeu. O single "Love Never Fails" atingiu a 15ª posição na França, 12ª na Itália, 2ª em Portugal e 35º no Japão.


A fase adulta

Em 2003 o disco Identidade marcou a fase passagem para a fase adulta da dupla. Os irmão abriram mão de dançarinos nos shows e pararam de criar coreografias, apostando em faixas menos dance-pop e mais pop-rock, com Sandy mais madura. Três anos depois, em um momento de muita reflexão, a dupla lançou o segundo homônimo, bem mais amadurecido e introspectivo, refletindo no som que Sandy faria em carreira solo futuramente. Não demorou muito para que no final daquele ano a dupla anunciasse que se separaria no próximo ano. Em 2007 o álbum Acústico MTV fechou a carreira de sucesso.



CARREIRA SOLO

Em 2008 Sandy se forma em Letras pela PUC Campinas, se tornando jurada do programa Soletrando, da Rede Globo, um ano depois, visto sua aptidão com a língua portuguêsa. Após 3 anos de hiato, Sandy lança seu primeiro álbum solo em 2010, intitulado Manuscrito. Para a nova fase, a cantora trouxe um novo ar, com roupas mais sérias e em tons sóbrios, um cabelo mais curto e um cenário de show intimista. O álbum trouxe faixas totalmente autorais e mais melancólicas e longe do som da dupla, focado no indie e no folk-pop, vendendo já de cara 30 mil cópias vendidas apenas na pré-venda de seu site. Ao todo, embalado pelos sucessos "Pés Cansados" e "Quem Eu Sou", o álbum vendeu 150 mil cópias, entre físicas e digitais, e conquistou o disco de platina. Para concretizar o projeto, Sandy lançou um DVD com as faixas do disco, o Manuscrito Ao Vivo, sob 70 mil cópias vendidas.


Em 2011 lança sua turnê Sandy Canta Michael Jackson, interpretando os clássicos do 'Rei do Pop' em versões voltadas aos indie, percorrendo diversas cidades do Brasil. Em 2012 foi a vez de se tornar apresentadora do programa Superbonita, da GNT, durante toda a temporada daquele ano. Além disso, lançou o EP Princípios, Meios e Fins, embalado por cinco faixas exclusívas no formato digital. O trabalho rendeu ao todo 20 mil downloads no iTunes. Em 2013 o segundo álbum, Sim, chega às lojas com o hit "Aquela dos 30", a faixa de maior sucesso lançada em sua carreira solo, que atingiu a décima posição na tabela da Billboard Brasil. Logo após é também lançada "Escolho Você", a qual o videoclipe quebra o recorde brasileiro de visualizações no VEVO no primeiro dia: 235 mil cliques. Para finalizar o disco a faixa "Morada" é lançada.


Ainda em 2013 Sandy participa do filme Mato Sem Cachorro, ppuco antes de dar a luz à seu primeiro filho, Theo. Mas foi mesmo em 2014 que retomou sua carreira de atriz no suspense Quando Eu Era Vivo. Já em 2015 se torna jurada do programa Superstar, entrando no lugar de sua amiga pessoal, Ivete Sangalo. Já em 2016 é a hora de lançar seu segundo DVD, Meu Canto, gravado no final do último ano e com expectativa de ser lançado em abril, contando com a participação de Gilberto Gil e Tiago Iorc.





Comments


Destaques

bottom of page