top of page

Valesca é tema de TCC sobre o marketing na mudança de imagem artística


Definitivamente o legado de Valesca vai muito além de suas músicas. Além de toda representação para o feminismo e o LGBT que ela carrega, a cantora agora foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UniCarioca, do Rio de Janeiro. O estudante de Marketing Waldair Santana desenvolveu seu projeto explicando o processo de mudança de imagem que a artista sofreu em sua transição do universo do funk das comunidades para o cenário pop e a grande mídia.


Waldair explanou sobre como um plano de marketing foi fundamental nessa mudança, conseguindo criar uma outra concepção das pessoas sobre Valesca, além de fortalecer sua imagem como artista e ativista. Do funk e das letras sexuais, para os programas de televisão rodeada de jovens, crianças, avós e todo tipo de pessoa que a admira atualmente, graças à uma estratégia bem elaborada de profissionais da área que Waldair está se formando. O tema surpreendeu os professores da banca de julgamento e o resultado não poderia ser melhor: Waldair foi aprovado com nota máxima.


Outros casos

Não é de hoje que Valesca se torna tema de estudo ou referenciada por seu trabalho fora da música, sendo considerada um ícone feminista entre militantes e universitários – de âmbos os sexos. Em 2013 a estudante Mariana Gomes passou em segundo lugar na Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, com o projeto “My pussy é poder – A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural", onde ela utilizou Valesca como ícone maior do feminismo brasileiro ao expressar em suas letras que a mulher pode utilizar seu corpo como bem entende e a representatividade do que é "vulgar" ou "feito" parte de conceitos machistas.


Em 2014 ela foi citada numa prova de filosofia do Centro de Ensino Médio de Taguatinga, no Distrito Federal, onde o professor Antônio Kubitschek questionava os alunos sobre o que diz sua música "Beijinho no Ombro", chamando-a de "grande pensadora contemporânea". Segundo o professor os alunos estavam de acordo e a questão foi exatamente para chamar a atenção da mídia após debaterem em aula que a escola só aparecia em contextos ruins nos jornais, utilizando a forte imagem de Valesca para o fato.


Além disso, este ano, a cantora recebeu uma medalha de honra pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro por seu trabalho em defesa dos direitos LGBT.

Comments


Destaques

bottom of page