top of page

Anitta está compondo em inglês e já tem estratégia para carreira internacional


Que Anitta tem pretenções de se lançar na carreira internacional não é novidade para ninguém. A própria cantora já revelou isso, afirmando que precisava de tempo para traçar um plano correto e gostaria de se firmar no Brasil por inteiro antes disso acontecer. A solidificação de sua carreira veio agora, com a era Bang, que conquistou disco de platina em poucos meses e cujo o videoclipe da faixa-título já passou dos 150 milhões de visualizações. O início de tudo veio com a participação no remix de "Ginza", do colombiano J. Balvin, o atual single de maior sucesso na América Latina. Outro dueto, com hitmaker o latino Maluma, está a caminho.


Agora a cantora já está começando a articular finalmente o início de sua própria carreira internacional. Como todos sabem, ela andou trabalhando com os produtores de Snoop Dogg em sua passagem pelos Estados Unidos em janeiro. Além disso, em entrevista esta semana para a revista Marie Claire ela confirmou que está traduzindo algumas músicas para o espanhol e já tem composto e gravado alguns trabalhos em inglês para teste. Ela também confirmou que lançará um último single para o álbum Bang logo mais e que depois deve focar-se este ano em alguns projetos maiores – que com certeza incluem a preparação gringa.


Estratégia certeira

Lançar versões em espanhol de seus hits é o mesmo caminho que fez Kelly Key em seu primeiro álbum homônimo, que ganhou um disco inteiro em lingua espanhola voltado para a América Latina, o qual vendeu ao todo 200 mil cópias fora do Brasil. Além disso, as canções "Baba", "Ángel" (versão de "Anjo") e "Cachorito" (versão de "Cachorrinho") chegaram ao primeiro lugar no Chile e ao top10 na Argentina. Infelizmente a Warner não deu seguimento à internacionalização de Kelly em 2002, uma vez que as vendas foram consideradas 'baixas' para os padrões da época e o investimento grande demais, diferente da época digital e globalizada pelo YouTube e outros servições que fazem a música chegar longe mais facilmente.

Este também foi o caminho feito pelo porto-riquenho Ricky Martin no final da década de 1990 e pela colombiana Shakira no início dos anos 2000. Com versões em espanhol e em inglês, os dois artistas deixaram seus países de origem e alcançaram o estrelado mundial, colocando hits e álbuns nos primeiros lugares dos Estados Unidos, mas sem deixar as raizes de onde vieram também. Ambos também tiveram grande destaque com temas da Copa do Mundo – "Waka Waka" (2010) e "La La La (Brazil)" (2014), de Shakira, e "The Cup of Life", de Martin. Com os Jogos Olimpicos chegando na metade do ano seria a oportunidade perfeita para Anitta dar este passo em sua carreira também. Resta aguardar.

Destaques

bottom of page